Golden Hour
- Patrícia B. Prato Capela
- 23 de out. de 2024
- 2 min de leitura

⏰ A primeira hora de vida do bebê é tão importante que recebeu um nome especial: golden hour (hora de ouro).
Você sabe o que deve acontecer no momento do parto?
🙅🏼♀️ Logo após o nascimento, independente da via de parto (vaginal ou cesárea), se a mãe estiver bem e o bebê nascer bem, ou seja, estiver respirando e não estiver "molinho", ele não deve ser afastado de sua mãe.
✂️ Colocamos o bebê em seu colo e aguardamos o clampeamento ("corte") tardio do cordão umbilical (1-3 minutos após o nascimento, pelo menos).
🤲🏽 Depois, o bebê permanece em contato pele a pele com a mãe, que deve estar livre para poder mover seus braços e acolhê-lo.
🤱🏿 Nessa primeira hora de vida, é muito importante que a amamentação seja estimulada. Nem sempre o bebê irá mamar de fato, e está tudo bem, porque apenas a proximidade e o estímulo já são muito benéficos.
❓ E por que isso é tão importante?
🌟 Fortalece o vínculo entre mãe e bebê
🌟 Previne a hipotermia: o calor da pele da mãe evita que o bebê fique com temperatura baixa, após a transição do útero quentinho para o ambiente externo
🌟 Na amamentação:
🔸️ Desencadeia na mãe a liberação da prolactina, hormônio responsável pela produção do leite. Assim, facilita o início da amamentação e aumenta as chances de que permaneça exclusiva até os 6 meses
🔸️ Desencadeia na mãe a liberação da ocitocina, hormônio que ajuda na expulsão da placenta, no retorno do útero ao tamanho normal, reduz o sangramento pós parto e reduz o estresse
👩🏻⚕️ Lembrando que tudo isso vale para bebês maiores de 34 semanas e que nasceram bem. Se o bebê for um prematurinho menor de 34 semanas ou for identificada alguma intercorrência após o nascimento, o pediatra precisará avaliá-lo de imediato e individualizar cada caso.
📲 Compartilhe esse post com alguma futura mamãe! Estar informada é fundamental para aproveitar ao máximo a golden hour!
Comments